QUESTIONÁRIO PRODUTOS E EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS, NO SALÃO DO TURISMO 2025

Na edição do Salão do Turismo 2025, o Ministério do Turismo, atento às tendências emergentes no setor, reconhece que o mercado está cada vez mais alinhado às mudanças nos comportamentos e preferências dos turistas, além da evolução tecnológica e social, que remete para promoção de uma oferta capaz de proporcionar experiências únicas e transformadoras. Em alinhamento com as tendências atuais e de forma estratégica, apresentar uma temática que aborde a promoção e o apoio à comercialização de produtos que destaquem a diversidade, inclusão e sustentabilidade no turismo, integrados à produção vinculada ao turismo inovadora, representa um avanço significativo no alcance de turistas potenciais, tanto nacionais quanto internacionais.
Sob esta perspectiva, para além do desenvolvimento balizados nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade, é fundamental que esses produtos ofereçam conteúdos de alta qualidade e sejam promovidos de forma assertiva aos públicos-alvo. Considerando que o Salão do Turismo é, essencialmente um evento B2C, tanto a estratégia quanto a mensagem devem ser cuidadosamente ajustadas para atender de maneira eficaz ao público final, sobretudo.
Feito isso, os Estados deverão se manifestar quanto à participação de acordo com a temática definida, com a apresentação de novos produtos e experiências turísticas e produção associada ao turismo, abarcados na oferta dos segmentos e nichos que eles oferecem.
Temática: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo
Para melhor compreensão da temática, apresentamos os temas definidos dos produtos e experiências, para os quais se faz necessário o estabelecimento de critérios mínimos no processo de definição da oferta turística a ser encaminhada pelas 27 unidades da Federação a ser apresentada, promovida e apoiada à sua comercialização no ambiente do Salão Nacional do Turismo, edição 2025.
Temática: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo
Para melhor compreensão da temática, apresentamos os temas definidos dos produtos e experiências, para os quais se faz necessário o estabelecimento de critérios mínimos no processo de definição da oferta turística a ser encaminhada pelas 27 unidades da Federação a ser apresentada, promovida e apoiada à sua comercialização no ambiente do Salão Nacional do Turismo, edição 2025.
De forma macro, no conjunto das informações e dados, até então construídas ou em construção no âmbito das atribuições deste Ministério do Turismo, em vista da necessidade urgente no processo de seleção dessa oferta turística, sinaliza-se pela adoção da metodologia adotada para a seleção de produtos aptos a serem promovidos no evento, que considerou no seu arcabouço o que se segue:
1) Conformidade com a Política Nacional de Turismo:
Municípios categorizados no Mapa do Turismo Brasileiro como Município Turístico ou de Oferta Turística Complementar, o que demonstra melhor desempenho do município na economia do turismo e maior concentração dos fluxos turísticos doméstico e internacional.
Produtos e experiências abarcadas no escopo de políticas públicas empreendidas pelo Ministério do Turismo, as quais destacamos:
Programa Rotas Negras.
Projeto Experiências do Brasil Original (Comunidades Tradicionais e Assentamentos Rurais).
Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas.
Projeto Brasil Turismo Responsável.
Programa Conheça o Brasil Cívico.
Rede de Cidades Criativas e de Geoparques Mundiais UNESCO.
2) Alinhamento com segmentos e nichos que estão entre as tendências de mercado e atendem às preferências de turistas nacionais:
Turismo de Natureza (Observação de Vida Silvestre, Trilhas de Longo Percurso, Astroturismo, Rural, Geoparques);
Turismo de Base Comunitária (Comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária);
Turismo Cultural (Afroturismo, Gastronômico, Cívico, Festas Religiosas);
Turismo de Sol e Praia (Bem-estar, Luxo).
3) Presença no mercado
Produtos que já são operacionalizados por operadores ou agências de receptivo, com material promocional e tarifário disponível ao público.
O espaço a ser disponibilizado será proporcional à quantidade de produtos que cada tema trará para exposição, mantendo uma uniformidade para não ser tão grande a diferença entre cada espaço.
* Espaço para produção associada ao turismo
O espaço será distribuído entre as 27 Unidades da Federação que estarão presentes para expor e manter local de atendimento e organização da equipe participante. Deve haver algo que, visivelmente, identifique cada Estado:
Gastronomia
Manifestações artísticas e culturais
Artesanato local
Elementos culturais
Neste espaço deverão ser apresentados a produção associada ao turismo pelas equipes dos estados participantes, cabendo à empresa apresentar proposta criativa para o mesmo de modo a acomodar ícones representativos dos destinos, bem como materiais expositivos levados pelas delegações das UFs, de forma a causar impacto e atrair os visitantes para interação com os representantes dos respectivos estados.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
- As despesas com deslocamentos, alimentação, hospedagem e transporte de material dos expositores não serão custeadas pelo Ministério do Turismo.
- Considera-se experiência aquela viagem que oferece ao/à visitante a possibilidade de ir além da observação, incentivando a participação no ambiente e na cultura. O/A turista explora sensações e emoções e assume protagonismo em sua viagem, tornando-a um acontecimento memorável.
- As experiências devem ser apresentadas durante a feira de maneira lúdica/inovadora/informativa.
- O/A participante deverá comprometer-se a monitorar os atendimentos realizados durante a feira, a fim de fornecer dados ao Ministério do Turismo para que possamos avaliar a participação no evento.
- O/A participante deverá comprometer-se a prestar atendimento durante todo o horário de funcionamento do evento presencial, no período de 21 a 23 de agosto de 2025.
- Todo o conteúdo compartilhado neste questionário, especialmente textos, marcas, logotipos e informações, têm os direitos autorais reservados aos seus respectivos detentores, sendo que o/a respondente autoriza o MTur a utilizar livre e gratuitamente as informações, os conteúdos e as imagens compartilhadas, que poderão ser copiados, publicados, traduzidos, distribuídos e empregados nos mais distintos meios e formas no âmbito das ações promocionais, sem necessidade de autorização expressa do respectivo titular.